terça-feira, 22 de novembro de 2011

Prefeitura de Paraíba do Sul, em parceria com o SEBRAE-RJ e a EMATER-RIO finaliza a implantação do Projeto Piloto do PAIS.


Com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e ampliar a renda dos produtores que sobrevivem da atividade rural está sendo viabilizada, em Paraíba do Sul, a implantação do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).
O município foi beneficiado com este projeto devido a um convênio assinado entre a Prefeitura e o SEBRAE-RJ, parceiro que viabiliza o financiamento dos kits que são entregues gratuitamente aos produtores para o início da produção.
O projeto PAIS é uma tecnologia social de baixo custo que visa o manejo agroecológico da produção. O modelo convida os produtores ao desenvolvimento sustentável, estimulando a agricultura orgânica por meio de um processo produtivo sem uso de agrotóxicos e apoiando o manejo adequado dos recursos naturais, incentivando a diversificação da produção e evitando o desperdício de alimentos, água e energia.
Cerca de 30 famílias serão beneficiadas em Paraíba do Sul recebendo o kit PAIS que possibilita a estruturação de todo o sistema de irrigação e a montagem de um galinheiro. Nas unidades PAIS são cultivados pelos agricultores, em um mesmo ambiente, os mais diversos tipos de hortaliças, legumes, carnes, ovos e frutas.
Aos beneficiados, o PAIS prevê o incentivo ao associativismo, assistência técnica para os produtores, capacitação em empreendedorismo e técnicas de vendas, além de consultorias para certificação dos produtos, desenvolvimento de uma embalagem e a implantação de uma feira voltada para comercialização da produção.
O Projeto Piloto teve sua implantação finalizada em 19 / 11, na propriedade Sítio Recreio, em Werneck, do produtor Mário Sérgio Cordeiro Leal. Na ocasião, estiveram presentes, além dos demais produtores que serão beneficiados, a equipe do SEBRAE-RJ, técnicos da EMATER-RIO, em especial, o técnico responsável pela propriedade, Pedro Paulo Florenzano Júnior, a diretora do DEAGRO, Maria Fernanda Cunha de Andrade, o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Luiz Carlos Garrido Júnior, o vereador Marcinho e o Vice Prefeito Canela.
Parabéns ao Mário Sérgio, que aceitou iniciar esse projeto e a todos os demais produtores que acreditam no mesmo. Fica o agradecimento ao SEBRAE-RJ que é o principal parceiro desta empreitada. A Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul apóia essa idéia e, por meio do DEAGRO, se coloca à disposição para maiores informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário